Uma mulher importante morreu em um desastre e de repente se viu dentro de uma sala que tinha apenas um homem e uma porta. O homem aproximou-se dela e perguntou-lhe se desejava ir para o céu ou inferno. Ela, muito inteligente foi logo lhe dizendo que queria o céu, então o homem lhe disse que a regra seria a seguinte: a mulher deveria passar um dia no céu e o outro no inferno e só depois poderia realmente decidir. A mulher insistiu, pois tinha certeza que queria o céu. O homem afirmou que tinha que ser conforme as regras. Aonde quer ir primeiro? – Perguntou. Ela pensou um pouco e então pediu para ir primeiro ao inferno. A porta da sala se abriu, era um elevador, ela entrou e o elevador desceu. Quando a porta se abriu no inferno ela ficou deslumbrada com a visão de um campo totalmente gramado, como um campo de golfe, um caminho com lindas flores que conduzia a um jardim onde havia mesas, cadeiras e muitas pessoas comendo e bebendo. Como se fosse uma grande festa. Ela se aproximou, foi muito bem recebida, conhecia algumas pessoas que estavam ali. Conversou, brincou, contou piada, a noite chegou, acenderam-se as luzes, uma banda de jazz começou a tocar. O anfitrião que era o diabo, muito bem vestido e perfumado a tirou para dançar…. foi muito gentil com ela, algo como um sonho. A hora de ir-se chegou. Despediu-se e foi ao elevador. Subiu direto ao céu. Quando a porta se abriu no céu, uma visão maravilhosa: um paraíso com muitas arvores gigantes, pessoas reunidas embaixo das mesmas, alguns conversando, outros cantando, outros de mãos dadas como em adoração, o leão pastando com o carneiro, muitas frutas, animais e aves, sentia-se ali que o amor era o que enchia aquele lugar. Foi algo inesquecível, curtiu muito até o anoitecer. Então teve que ir-se. Tomou o elevador o qual parou na sala. O homem então lhe perguntou: Qual é a sua decisão? Quer morar no céu ou no inferno? … Ela parou por alguns momentos, pensou e respondeu: O céu realmente é um lindo lugar, mas estou mais familiarizada com as pessoas do inferno, elas tem uma vida social intensa a qual já estou acostumada e encontrei lá alguns amigos do passado. Vou preferir o inferno. O elevador se abriu ela entrou e desceu. Quando a porta se abriu ela viu um grande deserto com um calor insuportável um monte de lixo e um forte cheiro de enxofre. Seus amigos estavam comendo do lixo do local, maltrapilhos com roupas sujas e rasgadas e fedendo muito. De repente o diabo se aproximou dela e a arrancou bruscamente do elevador jogando-a ao chão, daí ela gritou: Não estou compreendendo, ontem estive aqui e vocês me trataram tão bem, você dançou comigo e foi tão gentil, porque esta tratanto assim? O diabo então lhe respondeu: “ontem nós estávamos contratando, hoje você já faz parte de nossa equipe”.
Tenho observado que o marketing realmente é a alma do negócio. Quer ver um exemplo: a pessoa está em casa sentado no sofá, liga a TV e fica convencido pelas propagandas que seu carro é ultrapassado, pois agora existe um modelo melhor: com dois ou três botões a mais, com um frisinho no capô, (incrível, apenas um frisinho), 3 cavalos a mais de potência (que na verdade não significam quase nada) e uma garantia de 3 anos. Tudo com 60 meses para pagar… rapidinho… (só 5 anos escravo do carnezinho). E ai o sujeito se levanta e vai decidido a concessionária com seu carro que com apenas 5000 km encontra-se na garantia, e vale um pouco menos que zero, mas quando chegar lá terá que entregá-lo pela metade do preço, pois o vendedor argumentará que a concessionária tem que fazer a nota fiscal de entrada de seu carro e existe a desvalorização porque tem um ano de uso, custos juridicos, impostos e blá, blá, blá…, mas o sujeito está tão encantado e decidido pela mensagem que o marketing gravou em sua mente que nem se preocupa com isso, e ainda terá os tais 60 meses para pagar, nem percebe que terá estes prejuízos. O importante agora é sair de carro novo. Interessante que após apenas uma volta no quarteirão com este carro, se voltar lá para vendê-lo de novo, ele já não vale mais o mesmo valor, pois vira carro usado mesmo que tenha cheiro de novo. Pagam nele quase o mesmo preço do usado que deu como entrada, que absurdo! Você sabia que o cheirinho de carro novo é só um marketing? Aquele cheiro de carro novo não existe no carro, é colocado nele, pois o cheiro original de um carro novo é cheiro de plástico e borracha.
É assim que o marketing age, ele tem o poder de criar dentro das pessoas uma necessidade de adquirir algo que não precisam, através de uma imagem ilusória de ou um argumento tipo “sem isso você jamais será o mesmo”. Ele convence. Mostra que suas coisas são ultrapassadas e só as dele são boas. Convence a trocá-las pelas dele, e voltar dinheiro sempre. Ele é o campeão do “TER” e grande inimigo do “SER”. Por isso que as pessoas hoje são consideradas pelo que tem e não pelo que são. E também é assim que o diabo tem usado o poder do marketing e da mídia para seduzir as pessoas. Elas têm sido movidas e dirigidas pela mídia em geral, por novelas que impõem modo de viver e vestir, vitimando a sociedade taxando as pessoas pelo seu porte físico, pelo que possuem e uma série interminável de modismo, afinal os investidores em marketing querem retorno de suas publicidades, precisam vender, vender, vender e se as pessoas não comprarem e usarem seus produtos, não servem para viver com as outras que usam, pois estão fora da moda ou do grupo. Só que eu não sou a pessoa mais certa para criticar o marketing, pois semana passada fui vitima dele também. Estava abastecendo o carro em São Paulo e ao ir a cabine para pagar, vi um anuncio de frascos com cheirinho para carro, havia 3 aromas, eucalipto, morango e carro novo. CARRO NOVO !?!?! Comprei um imediatamente. Por R$ 2,50 consegui resolver o problema de meu carro, saiu de lá com cara de 2004, mas com cheirinho de 2010. Afinal, quem não quer um Carro Novo?
Não quero dizer com esta mensagem que você não pode ter as coisas novas, claro que sim, é muito bom mas meu alerta aqui é para que você tome cuidado com a motivação que leva você a tomar as decisões de compra. Uma boa maneira para ajudar a errar menos é consultar o conjuge ou mesmo uma reunião familiar antes de decisões maiores. E sempre ter muito cuidado pois como se viu na história acima narrada da mulher que morreu e teve a chance de escolher entre o céu e o inferno ela foi vitima do marketing vendendo sua alma apenas pelo preço de seu desejo. Vigie perguntando-se: “O QUE ME SEDUZ?, QUAIS SÃO OS MEUS DESEJOS?” é realmente algo bom e necessário ou será que é apenas o fruto de um marketing? Parece mas não é.
Vigiai e orai, pois o diabo vosso adversário, anda ao derredor rugindo como um leão buscando a quem possa tragar,(I PE 5:8) e ele vai usar tudo o que puder para tentar isso, inclusive o MARKETING.
Cada dia que acordamos para a vida, é um novo dia, presente que Deus dá juntamente com a oportunidade de abandonarmos aquilo que “parece ser” para ter um encontro real com aquilo que realmente “é”.

Edson Oliveira
Diretor Administrativo da Afinidades