Pesquisa divulgada em julho de 2002 pelo Programa de Varejo da Universidade de São Paulo (Provar-USP) constatou que a compra não planejada, a chamada compra por impulso, atinge tanto homens quanto mulheres. O professor João Paulo Siqueira, do Provar-USP, dá algumas dicas para o consumidor tentar diminuir as compras por impulso nas idas ao supermercado:
1) Faça uma lista de compra detalhada, por produto. Isso reduz a aquisição de supérfluos. A pesquisa constatou que apenas 15% dos homens e mulheres que vão ao supermercado têm este hábito.
2) Vá às compras desacompanhado. A presença de cônjuges ou filhos aumenta os gastos. Das mulheres ouvidas, 66% disseram gastar mais quando vão às compras com os filhos, e 18% gastam mais quando vão com os maridos.
3) Deixe as compras para quem tem o hábito de fazê-las. A pesquisa mostrou que jovens e pessoas com interesse por novidades gastam mais que os idosos e do que os clientes que estão habituados a freqüentar os supermercados.
Fonte: Globo.com