1 – Nunca prometa aquilo que você não pode cumprir, normalmente pessoas endividadas acabam prometendo aquilo que jamais terão condições de cumprir para pagar suas dividas, trazendo com isto ainda mais problemas.

2 – Tenha sempre ajuda profissional para fazer isto, não confie em qualquer pessoa para fazer isto por você

3 – Não efetue parcelamento de seu cheque especial com o Banco, pois ao parcelar você assinará uma confissão de divida, juridicamente ficará muito mais difícil negociar na justiça.

4 – Não faça empréstimos para quitar suas dividas, pois você estará cavando um buraco para tapar outro, normalmente o segundo buraco é sempre maior que o primeiro.

5 – Pagamento de 10% do cartão de crédito só faz aumentar a divida, para se ter idéia, se você pagar apenas os 10% você levará 9 anos para quitar o débito.

6 – Não efetue compras para desconto em folha de pagamento, isto fará com quer você não tenha pagamento no final do mês, transferindo isto para sua vida profissional, fatalmente esta história acaba em desemprego em 60% dos casos.

7 – Se não possui mais crédito para efetuar compras, nunca use o nome de terceiros ou parentes.

8 – Nunca empreste seu nome para terceiros, seja amigo ou parentes, normalmente termina em intrigas.

9 – Não refinancie seu veiculo para poder pagar suas dívidas, ou venda o veiculo, quite suas dividas e compre um mais simples a vista, ou renegocie suas dividas, que é um processo muito mais fácil.

10 – Nunca, sob nenhuma condição empreste ou faça negócios com agiotas, pois no desespero o endividado acaba dando como garantia imóveis, carros, não conseguindo reaver de volta, se por ventura você já se envolveu com eles, procure uma delegacia mais próxima, a lei te protege e agiotagem é crime.

11 Cobrar constrangendo o credor é crime, se você foi cobrado de forma indevida, tais como: ligações para vizinhos, cobrança em seu local de trabalho, é crime, denuncie, procure uma delegacia e registre um boletim de ocorrência.

12 – Se você tem dividas com bancos, cartões de crédito ou outras instituições financeiras, não pague sem antes conhecer seus direitos, procure agencias de proteção ao consumidor, pois cobrança de juros sobre juros é ilegal, todas as ações judiciais são ganhas pelo consumidor.

13 – Nunca procure aquelas empresas que prometem limpar seu nome, isto não existe  pois a baixa só existe com o pagamento de sua divida ou com ordem judicial, no caso de bancos, estas empresas apenas tomam dinheiro, a baixa pode ser feita pela própria pessoa interessada, de forma simples e fácil.

14 – Taxa para pagamento de prestações atrasadas por cobradoras é ilegal, pois somente pode ser cobrado taxa com ajuizamento de causa em Fórum, portanto, não pague.

15 – Procure uma avaliação da situação financeira de sua empresa pelo menos uma vez por ano, pois o melhor remédio é a prevenção  normalmente somos procurados para recuperação, que é possível realizar na maioria das vezes, porem um trabalho preventivo trás um resultado ainda maior e representa crescimento.