Existe autopurificação?
O pecado sempre deixa não só a sensação de culpa, mas também a incômoda sensação de sujidade. Se o pecador confessa o seu pecado, Deus o perdoa. E quem vai purificar a sua alma manchada pelo pecado cometido? A Bíblia parece confusa, pois, enquanto em algumas passagens o pecador é exortado a purificar-se, em outras se lê que é Deus quem nos purifica de todo pecado. Existe tal coisa como autopurificação?
Em Isaías, Deus ordena ao povo: “Lavem-se e purifiquem-se! Não quero mais ver as suas maldades” (1:16). Nos Salmos, o pecador suplica a Deus: “Purifica-me de todas as minhas maldades e lava-me do meu pecado” (51:2).
Em 2 Coríntios, Paulo exorta: “Purifiquemo-nos a nós mesmos de tudo o que torna impuro o nosso coração e a nossa alma” (7:1). Em Tito, o mesmo apóstolo lembra que Jesus é aquele “quem se deu a si mesmo por nós, a fim de nos livrar de toda maldade e de nos purificar” (2:14).
Em 1 João, o apóstolo diz que todo aquele que tem a esperança em Cristo, “purifica-se a si mesmo, assim como Cristo é puro” (3:3). Na mesma epístola, João afirma que Deus “nos limpará de toda maldade” (1:9).
Em Tiago, o escritor faz um apelo: “Lavem as mãos, pecadores! Limpem o coração, hipócritas!” (4:8). Em Zacarias, o Senhor Todo-Poderoso promete: “Estes que sobrarem eu farei passar pelo fogo. Eu os purificarei como se purifica a prata e os refinarei como se refina o ouro” (13:9).
Esses pares de passagens bíblicas levantam uma pergunta: afinal, quem lava ou purifica os pecadores de suas manchas? É o sangue de Cristo ou o esforço humano?
O assunto é de suma relevância. Portanto não se pode cometer engano algum. Não se pode dizer absurdos como estes:
- A limpeza da alma é por conta exclusiva do pecador.
- A limpeza da alma é iniciada pelo transgressor e concluída pela graça de Deus.
- A limpeza da alma é uma obra conjunta e depende tanto do ser humano quanto da misericórdia de Deus.
- A limpeza da alma é inviável, uma vez imundo pelo pecado, o pecador continua imundo para sempre.
Na verdade, o que deixa o pecador limpo e “mais branco que a neve” é o resultado do sacrifício expiatório de Jesus. Daí a afirmativa de João: “O sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado” (1Jo 1:7). A Palavra de Deus assevera que Jesus só foi assunto ao Céu e sentou-se ao lado de Deus, “depois de ter purificado os seres humanos de seus pecados” (Hb 1:3). A mesma carta aos Hebreus explica que “porque Jesus Cristo fez o que Deus quis, nós somos purificados do pecado pela oferta que ele fez, uma vez por todas, do seu próprio corpo” (Hb 10:10).
As passagens logo acima citadas não se contradizem. São abordagens diferentes. Não ensinam de forma alguma a autopurificação do ser humano caído. O pecador se purifica quando fica horrorizado com a sua culpa e a sua sujeira e quando toma conhecimento do sacrifício vicário de Jesus e se apropria dele pela fé. Sem a cruz e o túmulo vazio, não haveria a menor possibilidade de perdão nem de purificação. Uma vez atingido pela graça, a alma manchada de “vermelho escuro fica branca como a neve ou como a lã!” (Is 1:18)
Jefferson Martins – Pastor da Igreja Evangélica de Peruíbe