Não é bom que o homem esteja só!
(Gn 2:18)
Querida você viu onde coloquei minha agenda?… Mãe cadê o meu tênis? Você não passou minha blusa! Posso trazer uma amiga para dormir em casa, mãe?
É assim que acontece no dia-a-dia de uma mulher que é mãe, ativa e participante: fica sempre por dentro de tudo.
Certa vez, num laboratório, abriram a cabeça de um homem para descobrir como funciona por dentro. Usaram um super-microscópio que aumenta em milhões de vezes as células do cérebro e perceberam que são nichos, como uma colméia, melhor dizendo, como caixinhas: havia lá as caixinhas do carro, do esporte, do noticiário, da viagem, etc., de maneira que quando o homem está na caixinha do carro, não adianta falar com ele sobre outra coisa, pois uma caixinha não se comunica com a outra. Quando está vendo futebol, nem se fala! De repente a esposa pergunta:
– Em que você esta pensando agora?
O homem responde:
– Em nada.
– Nada!! Como assim, em nada? Como se pode pensar em nada!?!?!
É porque o homem está na caixinha do nada, completamente diferente do cérebro da mulher, que abriram também só que ao invés de encontrarem caixinhas lá encontraram um monte de fios piscantes coloridos, todos embaraçados, como se fosse uma linha de anzol, misturada com um monte de outras coisas indefinidas. Quando você pensa que ela está indo, já está voltando. Imaginem:
– Querida, o que você está querendo dizer com isso??
– Isso o que, querido? Já não estamos mais falando sobre isso.
Nossa!! Elas mudaram de assunto e nem percebemos?
Ah!… Então é por isso que elas conseguem pôr a comida no fogo, atender o telefone, mandar os filhos se trocarem, conversar com duas pessoas ao mesmo tempo e ainda ouvir o que outras quatro estão falando, enquanto tomam decisões! Ao invés de estarem em uma caixinha, como o homem, estavam em um fio e sem que ninguém percebesse passaram por outros 20 fios e mudaram completamente de direção, velocidade, cor e som! Isso, sem contar que elas têm um tal sexto sentido: toda vez que dizem “acho melhor você não fazer isso”, não faça!, pois sempre que fizer, dá erro (na linguagem de informática: dá pau)!
Quando entendermos a mensagem de Deus, conseguiremos tirar o máximo proveito dessa “auxiliadora idônea”, a melhor companhia que um homem pode ter, amante, amiga, criada para ser verdadeiramente amada e complementada pelo homem, que é dependente dela, pois “nem a mulher é independente do homem, nem o homem, independente da mulher. Porque, como provém a mulher do homem, assim também o homem é nascido da mulher; e tudo vem de Deus” (1Cor 11:11-12), e é desta maneira que um e outro se completam (alguns chamam de panela e sua tampa). Sempre que tenho oportunidade de celebrar um casamento, lembro que casar-se significa amar tanto o cônjuge, que o objetivo deve ser fazê-lo feliz: a mulher se casa para fazer o marido feliz e o homem se casa para fazer a esposa feliz.
Muitos casamentos não dão certo porque os egoístas se casam para serem felizes. E é daí que vem a frustração.
Que tal rever nossos conceitos no casamento e já acertarmos isso?
Amar é enxergar além da química, pois quando se conhecem, e durante o namoro, homem e mulher só se encontram lindos e maravilhosos, perfumados e bem arrumados,mas no dia a dia e com o passar do tempo, as coisas mudam, o homem vê a mulher pela manhã com o rosto inchado, antes de lavar o rosto e pentear o cabelo, a mulher vê o homem chegar do esporte suadinho e fididinho, as rugas e defeitos vão aflorando, etc.
Quando a mulher se casa, ela vislumbra no homem o príncipe que estará ao seu lado por toda a vida. O homem que entende isso continua valorizando sua mulher, vendo que tudo nela é tão lindo quanto era antes. Desta forma, ao envelhecerem juntos nem se darão importância aos padrões ridículos que a mídia exige.
Se você soubesse como é bênção e gostoso ter uma ajudadora ao seu lado, sairia rapidinho à procura de uma…
Ôôps! Mas não se esqueça que essa mercadoria não tem código de consumidor e nem Procon. Simplesmente não pode ser devolvida, é para todo o sempre. Por isso, escolha bem e no período de cortejo ou namoro, aproveite bastante para conhecer tudo sobre ela. Conhecer, sim, experimentar, não!!
Mulher é assim: cada um tem que cuidar da sua, por isso vá agora mesmo até a sua para cheirá-la, beijá-la, abraça-la, dizer-lhe o quanto é maravilhosa e preciosa para você, e verá que em poucas horas terás uma surpresa! (e isso não é mentirinha de corrente de e-mail).
Consideraçõe finais: Nunca tente endender sua mulher (lembra dos fios?), apenas ame-a.
Aproveito este espaço para agradecimentos: Obrigado Deus pelas mulheres que o Senhor criou, realmente “É BOM” ter sua companhia e o que seria de nós sem elas.
Por Edson Oliveira, diretor administrativo da Afinidades