“Voltei-me para ver quem falava comigo. Voltando-me, vi sete candelabros de ouro e entre os candelabros alguém ‘semelhante a um filho de homem’, com uma veste que chegava aos seus pés e um cinturão de ouro ao redor do peito.” (Apocalipse 1:12,13)

Quando você olha para Jesus, o que você enxerga? Neste texto, João vê Jesus com vestes sacerdotais. O sacerdote era aquele que intercedia a Deus em favor das pessoas, mas para isso, ele precisava se apresentar a Deus sem culpa, santificado. Veja o que o escritor aos Hebreus diz: “É de um sumo sacerdote como este que precisávamos: santo, inculpável, puro, separado dos pecadores, exaltado acima dos céus.” (Hebreus 7:26) Neste momento Jesus está diante do Pai, intercedendo por mim e por você. Aleluia!

Em outra passagem, também no livro de Apocalipse, João se depara com a seguinte situação: “Então um dos anciãos me disse: ‘Não chore! Eis que o Leão da tribo de Judá, a Raiz de Davi, venceu para abrir o livro e os seus sete selos’. Então vi um Cordeiro…” Apocalipse 5:5,6

Quando o Ancião, representando o Reino dos Céus olha para Jesus, o que ele vê? O Leão da tribo de Judá! O leão, além de ser o rei dos animais, é o mais poderoso deles; invencível. Jesus é chamado assim porque é o Rei dos reis e Senhor dos senhores. Procedeu da tribo de Judá, que era a tribo de Davi, o líder do povo de Deus em Israel. A raiz é quem sustenta a planta. Assim, Cristo era o sustentáculo de Davi como rei de Israel.

Notem que João, representando a raça humana, quando olha para Jesus, o que ele vê? Um “Cordeiro” como havendo sido morto. Esse símbolo representa o sacrifício do amor, a bondade e o perdão. E é exatamente assim que nós, humanos precisamos olhar para Cristo: como um Cordeiro!

A Bíblia nos adverte que temos de ser imitadores de Jesus (Ef 5:1), mas não do Leão, e sim do Cordeiro. Por quê? Por que não temos força para sermos leão. Podemos até tentar, mas vamos nos exaurir. Por conta disso é que temos um grande número de crentes “arrebentados”. O Senhor nos pede que sejamos apenas como o Cordeiro, que descansemos totalmente na dependência d’Ele e que deixemos a função de leão para Ele (Jesus). Será que eu e você temos fé o suficiente para isso? Que Deus nos ajude!

Jefferson Martins – Pastor da Igreja Evangélica de Peruíbe

Translate »